Os sistemas de informação de gestão, vulgarmente conhecidos por ERP - Enterprise Resource Planning, são sistemas vocacionadas para a gestão dos processos operacionais e para a produção de informação de apoio à gestão.
A adopção de um ERP permite à organização automatizar o backoffice (actividades operacionais intermédias ou de apoio) e focalizar nas actividades de frontoffice que acrescentam valor (actividades estratégicas, como o apoio e suporte, o relacionamento com clientes e parceiros e o marketing).
Apesar de se tratarem de sistemas standard, os ERP, além da grande abrangência funcional que apresentam de base, integram ferramentas de personalização que permitem um grande ajustamento a necessidades e processos específicos.
Com uma arquitectura modular e com tecnologias abertas, estes sistemas permitem às organizações escalonar o investimento em funcão das necessidades, bem como integrar com outros sistemas eventualmente existentes.
A integração das áreas ou módulos aplicacionais é outra das características marcantes dos ERP que permite a fluidez de dados e processos, a eliminação de redundâncias de dados e de actividades intermédia a redução de custos com interfaces.
Os ERP enriquecem a produção de informação e os respectivos fluxos com reflexos positivos na redução dos lead times e na qualidade e agilização do processo de decisão.
Os sistemas mais avançados permitem implementar procedimentos em matéria de circuitos processuais e documentais e de segregação de funções, bem como de autorizações e aprovações de operações, melhorando e garantindo o controlo de gestão. |